Especialmente tempos bons!
Mas certas firidas não curam sozinhas, precisam de conversa.
Não existe um remédio único. Cada dor tem seu analgésico, na verdade o bom mesmo não é disfarçar a dor, mas curar a ferida.
Feridas que o tempo cura:
- Família: mesmo que a outra pessoa esteja completamente errada, se existe um pouquinho de amor, a gente ‘deixa passar’.
- Amigos de Verdade: aquela pessoa que você convive por muito tempo, durante muitos anos pisa na bola com você. Sim, muitos anos e muita convivência têm muito mais valor do que uma briga.
Feridas que o tempo não cura:
- Traição de ‘amigo’: quem você menos espera, fala uma coisa em sua frente e faz outra por trás. Uma vez, você não acredita; duas vezes, você fica atordoado e sai de perto.
- Tem cura? Sim!
- Pedir desculpas sinceras. Simples assim.
O que eu faço?
Família e Amigos de Verdade: são sapos difíceis de engolir, mas necessários. Eu gosto muito de uma conversa, de passar o assunto a limpo. Mas tem muitas pessoas que quando confrontadas simplesmente mudam de assunto, especialmente quando acabam os argumentos. Para estes minha tolerância é maior, tem história envolvida, temos mais amigos em comum. Toco em frente, mas com um nó na garganta.
Traição de ‘amigo’: minha atitude é simples – ostracismo. Esqueço, não menciono seu nome, não comento nada. Esta pessoal perdeu meu apoio, minha referência. Caso alguém me pergunte dela, mudo o assunto da melhor forma possível.
=> Guardar mágoas? Para quê? Você é o único prejudicado! Quando você está ressentido, com raiva, amargurado, onde que estas emoções estão passeando? Em seu próprio corpo! Estes sentimentos podem te afetar fisicamente, começando por uma gastrite e caminhando até um possível AVC, infarto ou outras coisas.
=> Cuide de ti! Enterre mentalmente as lembranças indesejadas. Enrole-as num ‘jornal’ mental, e enterre mentalmente num jardim, numa praça. Aquilo que é enterrado vira adubo, e adubo é bom para a vida! E caso as lembranças voltarem, embrulhe e enterre novamente. Isso ajuda! Falo de experiência própria.
Traição de ‘amigo’ é algo difícil de dissolver mesmo, afinal, o que menos se espera de um amigo é uma traição… às vezes idealizamos uma pessoa, aí vem a desilusão; outras, nossa amizade não é correspondida na mesma medida desejada por nós; são muitas possibilidades, afinal, quem é perfeito? Como vc diz, tempo, vontade de superar as vicissitudes e amor resolvem tudo!
CurtirCurtir