Esta história aconteceu no ano passado (2016).

Quando a falamos que o mundo é pequeno e nos encontramos pelas esquinas, é a mais pura verdade.

Quando fui para a Enactus USA National Exposition onde tínhamos nossa reunião do Conselho Global da Enactus em Saint Louis-MO, postei no FaceBook  como sempre faço, para atualizar nossos alunos do que está acontecendo.

Logo em seguida, recebo um comentário de uma prima que também estava lá, a trabalho!

Claro, não podíamos desperdiçar a oportunidade para nos encontrarmos, tomarmos uma cervejinha e colocarmos a conversa em dia. E foi isso que fizemos, ela veio ao hotel que estávamos hospedados, convidei também o Alvin Rohrs (sempre aprendo alguma coisa quando estamos juntos!).

Só que desta vez, o maior aprendizado veio da minha prima, que é contadora, e obviamente trabalha com números. Entre vários assuntos, e várias conversas foi isso o que mais me marcou naquele dia.

Ela me perguntou: “-Você sabe qual é a fórmula da felicidade?”

Você deve estar pensando que é um chá especial, uma poção mágica… nada disso é uma fórmula mesmo:

Felicidade = Realidade – Expectativa

O que isso quer dizer?

  • Qual destas variáveis é a única que está sob nosso controle? ‘Expectativa
  • Quanto mais expectativas você criar, pode ser por qualquer coisa, menor será sua Felicidade.

Entendendo a Fórmula:

  • Exemplo 1 – sem elogio, com expectativa: você faz seu trabalho muito bem, e cria a expectativa de receber um elogio, não recebe = você se decepciona.
    • Felicidade = Realidade (0) – Expectativa (10) => Felicidade = -10
  • Exemplo 2 – com eleogio, com expectativa,  você faz seu trabalho muito bem, e cria a expectativa de receber um elogio, e recebe = OK.
    • Felicidade = Realidade (10) – Expectativa (10) => Felicidade = 0
  • Exemplo 3 – com eleogio, sem expectativa, você faz seu trabalho muito bem, e não cria a expectativa de receber um elogio, e recebe = Wow!!!
    • Felicidade = Realidade (10) – Expectativa (0) => Felicidade = +10

Sabe aquela pessoa que fala “-Mas ninguém me reconhece…” infelizmente, esta pessoa será infeliz. E ninguém é tão ingênuo que não percebe um elogio forçado… a não ser que você queira se enganar, mas neste caso que felicidade é essa?

Conclusão: Faça tudo na vida bem feito, e não espere nada em troca pois se não receber nada, tudo bem; e se receber, você ficará feliz por nada! Não crie expectativas.